quarta-feira, 6 de março de 2013

Iniciada a construção da Unidade de Pronto Atendimento de Saúde 24 Horas de Itamaraju

Começaram em Itamaraju, as obras de construção da UPA - Unidade de Pronto Atendimento de Saúde 24 Horas. A unidade está sendo erguida às margens da BR-101, adjacente ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, no bairro Alvorada. Itamaraju é o segundo município com população inferior a 100 mil habitantes na Bahia a ter construída uma UPA - Unidade de Pronto Atendimento de Saúde, que foi um resultado de parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Saúde.
A secretária municipal de Saúde de Itamaraju, Jane Mattos informa que a UPA irá oferecer procedimentos modernos e atenderá uma demanda referencial para este tipo de atendimento dentro do município sem a necessidade do deslocamento de pacientes para outros centros urbanos na certeza que será um equipamento útil  para atendimento de urgência e emergência para toda população itamarajuense  e comunidades adjacentes.
A UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Saúde 24 Horas de Itamaraju, será uma unidade hospitalar de média complexidade e que já foi implantada em várias cidades do Brasil e faz parte do Sistema Único de Saúde. Segundo a secretária de Saúde Jane Mattos, a unidade é um marco para a história da saúde pública do município e tem uma capacidade de atendimento especializado em urgência e emergência para cerca de 150 pessoas por dia, além de 12 leitos equipados.
Conforme o prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, o “Pedro da Campineira” (PSD), a unidade, terá 980m² de área construída e contemplará sala de estabilização, sala de atendimento social, área para embarque e desembarque de ambulâncias, sala de eletrocardiografia, curativos e imobilização de fraturas e outras especialidades. A UPA funcionará em regime de 24 horas com médicos especialistas, clínico geral e pediatras. Pacientes socorridos pelo SAMU também terão atendimento adequado na unidade.
O prefeito Pedro da Campineira lembra que a instalação da UPA, antes apenas concedida para cidades com população superior a 100 mil habitantes, é uma vitória para o município e para a população da cidade que está ganhando mais um equipamento qualificado para promoção da saúde, principalmente, devido à inserção de Itamaraju no Plano Estadual de Urgência e Emergência e a habilitação na gestão plena da saúde. 
As UPAs foram criadas com o objetivo de fazer a intermediação entre as unidades básicas de saúde e os hospitais. As unidades também têm o objetivo de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos de menor complexidade sejam encaminhados para as unidades hospitalares. Essas unidades são implantadas pelas prefeituras municipais ou pelo governo do estado em parceria com o governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário