quinta-feira, 11 de abril de 2013

Audiência Pública discute a violência e a Criminalidade em Itamaraju




Na tarde dessa quarta-feira (10), aconteceu, na Sede da 43ª CIPM, uma audiência pública promovida pela sociedade civil organizada, através da Câmara de Dirigentes Lojistas, 11ª Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade e Sindcomércio, com o objetivo de discutir com autoridades locais, que atuam na seara da segurança pública, a questão da violência e criminalidade na cidade de Itamaraju, bem como para mobilizar a sociedade no sentido de colaborar com medidas voltadas para a prevenção do crime.
 
Fizeram parte da mesa de debates os seguintes representantes dos órgãos componentes do sistema de defesa social, o Dr. Augusto, Promotor de Justiça de Itamaraju, o Major Gilson Paixão Silva Santos, Comandante da 43ª CIPM, e o Dr. Gean Nascimento, Delegado da Polícia Civil de Itamaraju. Mas, o evento contou com uma grande representação da sociedade itamarajuense, com a presença de comerciantes, gerentes de agências bancárias, vereadores e Secretários da Administração Municipal, além de representantes de outros órgãos, como 12ª CIRETRAN e OAB.
A audiência foi aberta por Luiz Fábio, Presidente da CDL, que explicou o objetivo da reunião, apontando na sua visão alguns fatores que vem, ao longo do tempo, contribuindo para que Itamaraju deixasse a condição de cidade pacata, enfatizando que os representantes políticos do município, nas três esferas de governo, talvez não estejam dispensando uma atenção merecida á cidade, nem buscando melhorias para os órgãos públicos a fim de estruturá-los para atender á demanda da sociedade itamarajuense.
Nesse sentido, o Dr. Gean Nascimento, Delegado, fez uma exposição que comoveu os presentes. Relatando que, pela área e população que a Delegacia de Itamaraju abrange, a unidade policial deveria ter no mínimo 5 (cinco) Delegados, algo que já aconteceu na década de 1990, quando a cidade era a principal do Extremo-sul, mas, com  a acomodação de sua população esse número foi  se reduzindo até chegar ao quadro atual, onde a Delegacia dispõe apenas de um delegado, tornando humanamente impossível atender às necessidade da população. Segundo o Delegado, por conta dessa séria realidade, também marcada por um numero reduzido de agentes e da falta de meios, mais de 100 (cem) homicídios que aconteceram na cidade encontram-se sem se quer ter sido identificado a autoria, e, em muitos desses, os crimes já beiram à prescrição, ou seja, o autor, não será responsabilizado penalmente o que aumentará ainda mais a sensação de impunidade e o sofrimento dos familiares das vitimas.
O Major Gilson, por sua vez, destacou o esforço que vem empreendendo a fim de atender ás cobranças da população, vez que houve diminuição do seu efetivo, com transferências policiais militares para outras unidades, mas que esse problema será minorado com a garantia feita pelo Comandante Geral da PMBA de que unidade, a partir do próximo semestre, formará 30 (trinta) alunos do último concurso e que, após a formatura, permanecerão na cidade, de modo que poderá atender à necessidade de policiamento nos bairros e nos distritos de Itamaraju.
O comandante também comemorou a diminuição dos homicídios na cidade de Itamaraju, em relação aos anos anteriores, pois, no primeiro trimestre de 2013, foram registrados 4 (quatro) homicídios, enquanto, no mesmo período, nos anos de 2012 e 2011, foram, respectivamente, 8 e 16. Tal diminuição, Paixão atribui ao serviço de prevenção realizado pela unidade, através de abordagens a suspeitos, que só nesse inicio de 2013 já tirou de circulação 34 (trinta e quatro) armas que poderiam estar sendo utilizadas para a prática de crimes violentos intencionais contra a pessoa. Ainda, de acordo com o Major, a unidade estará recendo duas viaturas novas, sen
do que uma dessas será empregada na Ronda Rural o que permitirá dar uma atenção maior para as comunidades interioranas.
O Dr. Augusto, Promotor de Justiça, ao fazer uso da palavra, falou do trabalho realizado pelo Ministério Público na cidade e demonstrou preocupação com o atual momento da cidade de Itamaraju. Oportunidade em que apresentou a proposta de implantação do sistema de vídeo-monitoramento no comércio em bairros da cidade, a ser controlado pela Polícia Militar, e que ajudará na prevenção da criminalidade e na identificação de autores de crimes, tendo conclamado os representantes da sociedade a abraçarem a causa, através de parcerias entre o poder publico e a iniciativa privada. 
O Promotor também assumiu o compromisso de tentar viabilizar junto á TELEMAR criação de um Disk Denúncia de três dígitos para Itamaraju.
Também fizeram explanações sobre o tema da audiência o Dr. João Ademir, Presidente da OAB, O Vereador Rubens Cleudes, Presidente da Câmera de Vereadores, e o Dr. Luciano Porto, Secretário de Governo, representando o Prefeito Pedro da Campineira, onde de comprometeram a dispensar o apoio necessário para que as propostas apresentadas sejam materializadas. 
Com a palavra sendo franqueada ao publico presente, foram feitas cobranças quanto à segurança nos distritos, sugerida a criação de um Conselho Municipal de Segurança Pública, com a participação da sociedade, a fim de buscar melhorias para a segurança, através de recursos oriundos de outras esferas de governo, bem como foi sugerido a Executivo Municipal, que concede alvarás para a realização de festas, a fixação de um calendário anual de eventos particulares, visando reduzir o numero de festas, visto que muitas dessas adentram a madrugada, sobrando violência e aumentado as queixas da população com relação à perturbação do sossego, principalmente aos finais de semana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário